sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Manipuladores podem ser psicopatas?

Gostaria de trazer algumas informações que podem ajudar pessoas que convivem com indivíduos dominadores.
Quando se monta o perfil psicológico de um indivíduo, com suas características, consegue-se ter uma visão mais ampla do que acontece ao redor. Por isso trago aqui algumas observações de um respeitado psicólogo canadense.
"Segundo o Dr. Robert Hare, uma pessoa aparentemente normal pode fazer as piores coisas sem sentir remorso. São pessoas portadoras de transtorno de personalidade. Esse transtorno é uma tendência que pode variar para mais ou para menos.
Dá-se o nome de psicopatia, doença para a qual não se vislumbra cura. Suas principais características são a ausência de sentimentos morais - como remorso ou gratidão, extrema facilidade para mentir (menti olhando olho no olho), falta de empatia e grande capacidade de manipulação.
Os psicopatas apresentam comportamentos que podem ser classificados de perversos, mas que, na maioria dos casos, têm por finalidade apenas tornar as coisas mais fáceis para eles - e não importa se isso vai causar prejuízo ou tristeza a alguém. Mas há os psicopatas do tipo sádico (esse eu já vi de perto), que não somente buscam a própria satisfação como querem prejudicar outras pessoas, sentem felicidade com a dor alheia.
Outra característica é o chamado sangue frio. Psicopatas não reagem em situações de tensão como pessoas normais. Na maioria das pessoas a expectativa da ocorrência de algo desagradável, transparece por meio de tremores, transpiração e aceleração. Indivíduos com transtorno não exibem esses sintomas. (Também já vi isso).
Do ponto de vista intelectual, o psicopata pode até saber que determinada conduta é condenável, mas, em seu âmago, ele não percebe quão errado é quebrar a regra. Ele também entende que os outros podem pensar que ele é diferente e que isso é um problema, mas não se importa. O psicopata faz o que deseja, sem que isso passe por um filtro emocional.
É como o gato, que não pensa no que o rato sente - se o rato tem família, se vai sofrer. Ele só pensa em comida. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato.
COMO IDENTIFICAR UM PSICOPATA?
Superficialmente, um psicopata pode parecer um sujeito normal. Mas, ao conhecê-lo melhor, as pessoas notarão que ele é um indivíduo problemático em diversos aspectos da vida. Ele pode ignorar os filhos, mentir sistematicamente ou apresentar grande capacidade de manipulação. Se é flagrado fazendo algo errado, tenta convencer todo mundo de que está sendo mal interpretado. (QUE CARA DE PAU - ESSE EU TAMBÉM JÁ VI).
UM PSICOPATA SENTE AMOR?
Não como a maioria das pessoas. Em geral, é traduzido por um sentimento de posse, de propriedade. As emoções estão para o psicopata assim como o vermelho está para o daltônico. Ele simplesmente não consegue vivenciá-las.
A PSICOPATIA É INCURÁVEL?
Por meio das terapias tradicionais sim. Pode-se, por exemplo, estimular o psicopata a colocar-se no lugar da vítima. Isso simplesmente não surge efeito. Para ele isso é perda de tempo. Ele não leva em conta a dor da vítima, mas o prazer que sentiu com o delito. Além disso, não adianta tentar levá-los a origem dos sentimentos que o dominam, e assim, evitá-los. Uma vez que não conseguem ver nada de errado em seu próprio comportamento."
Para concluir, gostaria de enfatizar que nem todas pessoas com as características acima são psicopatas, mas que certamente possuem um padrão comportamental digno de observação.
Textos extraídos VEJA 1 DE ABRIL DE 2009

2 comentários:

  1. realmente concordo sim com o que esta escrito , porem as pessoas hoje naun são tão ingenuas assim a ponto de serem totalmente manipuladas pois cada um ter uma personalidade um carater e objetivos e planos p sua vida.....
    e ja vi sim dentro de igrejas e no meu antigo trabalho coisas e pessoas assim mas hoje estou tranquilo pois " A MANIPULADORES " naun esta mais entre nos e tive a sorte de ter os meus olhos abertos antes que a siuação piorasse rsrsrs..... por isso digo a todos sejam espertos e abram os olhos com lobos e pele de cordero..
    e a proposito naun entendi o por uqe do blog ????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente somos rodeados de manipuladores por todos os lados,o lance é ser mais espertos q eles e fingir q nada tá pegando.Eu conheço um manipulador de longe,suas táticas,jogadas,argumentos,afinal,já fui uma no passado.Em alguns casos demora p máscara cair,mas uma pessoa de caráter duvidoso sempre dá uma escorregadinha,fala mal de alguém,tenta jogar um contra o outro,te convencer de algo q vc não qr,e o pior,usa o nome de DEUS p te arrancar algo.Falo pois passei por isso na igreja.O manipulador tá com culpa no cartório e vem com o papinho de q o ESPÍRITO SANTO disse isso ou aqlo.Sabe qdo vc de cara não gosta de alguém mas com o tempo vai pegando um carinho,deixa os grilos de lado,confia desconfiando e faz cara de lok fingindo q não catou nada?então...daí eu fui me afastando sutilmente.Agora,me pergunta se a pessoa me procurou p saber o pq do meu afastamento.Nada!Pessoas q tentam manipular os outros,pensam q são espertas p mim são fracas,outras q to vendo por aí são mais fracas ainda,dependentes,q não sabem andar sozinhas.Pessoas gananciosas q qrem status,qrem crescer aos olhos do homem e não de DEUS.Vazias,medíocres,fúteis,q todas juntas tem o msm argumento:CRESCER! Q ridículo,tá enfiado numa igreja com um cargo não significa q vc é melhor q o outro.Qr um cargo?vai fazer faculdade.Temos q fazer a obra p DEUS,não pro homem.P mim o pior manipulador é aqle q tenta te manipular,fracassa,e ainda sai falando q vc tá sendo manipulado por outro.Q idiota!Mas sempre teremos esses pobres coitados por aí,cabe a nós nos livrar deles.Minha igreja já ta sendo liberta,a faxina tá sendo feita.E os manipuladores bem longe,EM NOME DE JESUS!

    ResponderExcluir